Quais são os riscos de ter Adenomiose?

29 de abril de 2024

A adenomiose é uma doença benigna do útero, ou seja, não tem risco de evoluir para um câncer. Entretanto, ela necessita de acompanhamento ginecológico, principalmente, quando causam sintomas que, dependendo da gravidade, podem influenciar diretamente na qualidade de vida da mulher.

No blog de hoje, vamos destacar os riscos que a adenomiose pode causar na saúde da mulher.

Boa leitura!

Fatores de risco da Adenomiose

Como vimos no blog anterior, a adenomiose é uma doença que pode afetar qualquer mulher que esteja no período reprodutivo, e a endometriose pode estar ligada ao surgimento dessa condição. Entretanto, existem alguns outros fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento da doença.

Entre eles, podemos destacar:

• Idade (a maior parte dos diagnósticos ocorre em mulheres entre 30 e 40 anos);
  • Obesidade;
  • Menarca precoce (antes dos 10 anos);
  • Ciclos menstruais curtos (inferiores a 24 dias);
  • Cirurgias uterinas, como cesariana, remoção de mioma ou dilatação e curetagem;
  • Mais de duas gestações;
  • Fatores genéticos;
  • Fatores imunológicos.

Sangramento uterino anormal

A adenomiose é uma das principais responsáveis pelos casos de sangramento uterino anormal. Esse tipo de sangramento refere-se a qualquer sangramento do útero que difere do padrão menstrual normal de uma mulher.

Os principais sintomas podem incluir:

• Sangramento entre os períodos menstruais;
  • Sangramento após a menopausa;
  • Menstruações extremamente intensas e prolongadas ou qualquer sangramento que ocorra fora do ciclo menstrual regular.

Além disso, quando o sangramento uterino anormal é intenso ou prolongado, pode causar a deficiência de ferro e, consequentemente, a anemia.

A infertilidade pode estar ligada à adenomiose

Embora a relação entre a adenomiose e a infertilidade não seja completamente compreendida, a condição pode afetar negativamente a saúde reprodutiva da mulher.

A adenomiose pode dificultar a implantação do embrião no útero e interferir na capacidade do útero de sustentar a gravidez, resultando em abortos espontâneos ou falhas na implantação. Isso ocorre porque a adenomiose faz com que o útero sofra alterações funcionais e em sua estrutura.

Fatores que contribuem para que a adenomiose cause infertilidade

• O aumento da produção de hormônios pode aumentar a contratilidade do útero, expulsando o embrião da cavidade do endométrio;
  • O organismo entra em um constante processo de cicatrização, diminuindo a produção de progesterona, hormônio essencial para a fertilização e implantação;
  • A resposta inflamatória do organismo aumenta a produção de radicais livres, podendo comprometer a qualidade de óvulos, espermatozoides e embriões.

No entanto, é importante frisar que nem todas as mulheres que possuem adenomiose enfrentarão problemas de fertilidade, e muitas conseguem engravidar com sucesso após o tratamento adequado.

O que a mulher que tem adenomiose e quer engravidar pode fazer?

A realização de exames de imagem para determinar o tipo de adenomiose e o estágio é uma etapa fundamental para as pacientes que possuem adenomiose e desejam engravidar.

Além disso, essa condição está fortemente ligada à inflamação, destacando a importância de hábitos que ajudem a controlar a resposta inflamatória do organismo, como uma boa higiene do sono e o controle do estresse.

A FIV (fertilização in vitro) pode ser a opção mais viável para as mulheres que possuem adenomiose e não conseguem engravidar naturalmente. Nesse procedimento, é realizada a fecundação em laboratório, que permite que a transferência dos embriões seja feita somente quando o útero estiver receptivo.

Você já sabia dos riscos de ter adenomiose? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto?

Agende uma consulta na Clínica Salvata. Aqui, oferecemos uma abordagem multidisciplinar para ajudá-la em cada fase do processo de diagnóstico ou tratamento da adenomiose.