Boas práticas em prol da Saúde da Mulher

31 de maio de 2024

A promoção da saúde feminina é vital para assegurar o bem-estar, qualidade de vida e longevidade. Para alcançar esse objetivo, é indispensável adotar uma abordagem holística que envolve cuidados físicos, mentais e emocionais.

No blog de hoje, exploraremos algumas práticas essenciais para prevenir doenças e promover a saúde da mulher. Acompanhe!

Mantenha seus exames de rotina atualizados

Manter os exames de rotina atualizados é um aspecto crucial para a manutenção da saúde da mulher. Esses exames são fundamentais para a detecção precoce de doenças e condições médicas, permitindo intervenções eficazes e melhorando as chances de um tratamento bem-sucedido.

Mesmo que você se sinta saudável, esses exames podem identificar problemas de saúde em estágios iniciais, que são mais fáceis de tratar. Se você também estiver sentindo qualquer sintoma anormal, não hesite em procurar assistência médica para investigação.

Exames de sangue

Esses exames são vitais não só para a saúde da mulher, mas também para qualquer pessoa que preze pela sua saúde. Neles, é possível avaliar inúmeros fatores fisiológicos e da saúde em geral.

Dentre os principais exames de rotina a serem realizados regularmente, destacam-se:

• Hemograma completo: é possível diagnosticar uma variedade de condições, incluindo anemia, leucemia, infecções, distúrbios imunológicos, distúrbios de coagulação, perda de peso, infecções virais e bacterianas, alergias, policitemia e muitas outras condições médicas;
  •  Colesterol total, HDL, LDL e VLDL e triglicerídeos: avaliam os níveis de gordura no sangue;
  • Glicemia em jejum: detecta o nível de glicose no sangue;
  • Creatinina e ureia:  avalia a função dos rins e identifica possíveis problemas renais;
  • Transaminases (ALT e AST), TGP e TGO: monitoram o funcionamento do fígado.

Para mulheres sexualmente ativas, é crucial realizar exames para detectar possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Estes incluem:

• HIV1 e HIV2 para HIV;
  • VDLR para sífilis;
  • Teste para clamídia;
  • Teste para gonorreia;
  • Anti-HCV para hepatite C;
  • Anti-HBs e outros para hepatite B;
  • Anticorpos IGG ou anticorpos IGM para Herpes 1 e 2.

Outros exames de sangue relacionados aos hormônios também são essenciais e devem fazer parte da rotina de exames da mulher. São eles:

• T3 total, T4 livre e TSH (Hormônio Tireoestimulante): indicam o funcionamento da tireoide e, se houver alteração, podem sugerir a presença de hipertireoidismo ou hipotireoidismo;
  • LH (Hormônio Luteinizante): esse hormônio está diretamente ligado à capacidade reprodutiva da mulher. Portanto, o exame pode identificar a ocorrência de menopausa, infertilidade, ausência de menstruação, tumor na hipófise, entre outras alterações;
  • E2 (Estradiol): o exame detecta a quantidade desse hormônio no sangue, que está diretamente ligado a alterações no útero, nas mamas e nas trompas.

Exame de urina

O exame de urina é uma ferramenta fundamental na avaliação da saúde da mulher, e pode fornecer informações valiosas sobre diversos aspectos do funcionamento do organismo. Nele, podemos fazer uma avaliação da função renal, detectar de infecções do trato urinário (ITU), diagnosticar distúrbios metabólicos, avaliação da saúde do trato urinário inferior e monitorar outras condições médicas.

Papanicolau

Conhecido como preventivo ginecológico, deve fazer parte da rotina de cuidados de saúde das mulheres com vida sexual ativa. Ele é realizado para detectar precocemente alterações nas células do colo do útero que possam indicar infecções, inflamações, lesões pré-cancerígenas ou câncer cervical.

O Papanicolau é uma ferramenta essencial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, proporcionando às mulheres a oportunidade de tratamento adequado e eficaz, quando necessário.

Recomenda-se que as mulheres com vida sexual ativa façam o exame regularmente.

Colposcopia e Vulvoscopia

Caso seja detectada alguma alteração no Papanicolau, o médico ginecologista pode recomendar a realização de procedimentos adicionais para uma avaliação mais detalhada da saúde da mulher. Dois desses procedimentos são a colposcopia e a vulvoscopia.

A colposcopia envolve o uso de um instrumento especializado para examinar visualmente o colo do útero, permitindo uma análise mais minuciosa das áreas afetadas. Por outro lado, a vulvoscopia é um exame que visa examinar de forma detalhada a vulva e a vagina, podendo detectar alterações ou lesões que não são visíveis a olho nu.

Ultrassonografia transvaginal

A ultrassonografia transvaginal avalia o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e ovários da mulher. Esse exame é fundamental para diagnosticar possíveis cistos, infecções, gravidez ectópica e câncer, condições que podem evoluir para casos graves se não forem identificadas precocemente.

Mamografia

Assim como o Papanicolau, a mamografia está entre os principais na lista de exames de rotina da saúde da mulher, ajudando na detecção precoce do câncer de mama. Quando identificada no começo, essa doença pode ser combatida com o auxílio de tratamentos cada vez mais modernos e eficazes.

O exame detecta microcalcificações na mama, que são as alterações iniciais, podendo indicar o surgimento de nódulos e assimetrias.

Pratique exercícios

A prática regular de exercícios físicos desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar das mulheres em todas as fases da vida.

Os benefícios são incontáveis. A atividade física regular ajuda a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Eles também ajudam a queimar calorias e a manter um peso saudável.

Atividades, como corrida, caminhada e levantamento de peso, ajudam a fortalecer os ossos e prevenir a perda óssea, reduzindo assim o risco de osteoporose e fraturas ósseas.

Além disso, os exercícios podem ajudar a regular os níveis hormonais, o que pode ser benéfico para o ciclo menstrual, reduzindo os sintomas da Síndrome Pré-menstrual (TPM), sintomas da menopausa e saúde reprodutiva em geral, aumentando a fertilidade e melhorando a recuperação pós-parto.

A atividade física regular está associada a um menor risco de desenvolver uma variedade de doenças crônicas, incluindo certos tipos de cânceres.

É importante que as mulheres encontrem atividades físicas que sejam adequadas e prazerosas para elas, seja caminhada, corrida, natação, ioga, dança ou musculação. A chave é encontrar uma rotina de exercícios que seja sustentável e que se encaixe no estilo de vida de cada mulher, visando sempre a melhoria da saúde e qualidade de vida a longo prazo.

Tenha uma alimentação balanceada

Uma boa alimentação é essencial para prevenir doenças e promover a saúde da mulher. A dieta deve ser rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Reduzir a ingestão de açúcares refinados, sal e gorduras saturadas também é indispensável e essencial.

Com a alimentação adequada, é possível controlar o peso, prevenir doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e fortalecer a imunidade.

Atenção para a saúde mental

Em meio à correria do cotidiano, é comum que a saúde mental seja deixada em segundo plano. No entanto, priorizar o cuidado emocional e psicológico é fundamental para garantir um equilíbrio da saúde da mulher e conquistar uma vida mais plena.

Cultivar uma autoimagem positiva, a autoaceitação, manter um equilíbrio emocional e relacionamentos positivos, encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho, família, hobbies e autocuidado é essencial para evitar o estresse excessivo e o esgotamento.

Reconhecer quando é necessário buscar ajuda profissional é uma parte importante do autocuidado. Cuidar da saúde mental é uma jornada contínua e individualizada para cada mulher. É importante que cada mulher encontre estratégias e recursos que funcionem melhor para ela e busque apoio quando necessário. É um aspecto importante e merece atenção e cuidado adequado.

Tenha um sono de qualidade

O sono de qualidade impacta diretamente na saúde física e mental, incluindo na função cognitiva, como o humor e o sistema imunológico. Mulheres adultas devem buscar entre 7 e 9 horas de sono por noite, mantendo uma rotina de sono consistente, evitando o uso de eletrônicos antes de dormir e criando um ambiente propício ao sono.

Como a Clínica Salvata pode ajudá-la nesse processo?

Compreendemos que, em meio à rotina agitada, é comum que alguns aspectos cruciais para a saúde da mulher acabem sendo deixados em segundo plano. No entanto, é necessário um olhar mais atencioso para sua saúde como um todo, obtendo, assim, qualidade de vida e longevidade.

Na Clínica Salvata, dispomos de um atendimento personalizado e uma equipe multidisciplinar à sua disposição para cuidar de todos os aspectos da sua saúde, garantindo, assim, o acompanhamento completo e a atenção que você merece. Agende já a sua consulta!