A importância do cuidado na pré-menopausa para o bem-estar feminino

Foto Author

Clinica Salvata

30 de novembro de 2023

A menopausa é um momento significativo na vida de uma mulher, marcando o fim do ciclo menstrual, geralmente entre os 45 e 55 anos. Contudo, antes de chegar a essa fase, ocorre a pré-menopausa, um período muitas vezes subestimado que demanda atenção especial. 

No blog de hoje, vamos falar sobre a importância do cuidado integral durante essa transição, visando preservar o bem-estar da saúde da mulher na pré-menopausa.

 

O que é pré-menopausa?

Antes de a menopausa se estabelecer, a mulher passa pela pré-menopausa, erroneamente chamada por alguns de menopausa. Esse período compreende a perimenopausa (início das mudanças), menopausa (fim do período reprodutivo) e pós-menopausa.

A ginecologista e diretora da Clínica Salvata, Andreisa Bilhar, ressalta a importância de um cuidado abrangente durante essa fase, que é caracterizada “por flutuações hormonais, irregularidades menstruais e sintomas, como alterações de humor, ondas de calor e insônia”, destaca a ginecologista.

 

Quais são os principais cuidados na pré-menopausa?

Quando começarem a sentir os primeiro sintomas da perimenopausa, as mulheres devem procurar a ajuda de seu(ua) ginecologista de confiança para enfrentar essa transição de maneira mais suave, adotar práticas de autocuidado e dar início a um acompanhamento e tratamento necessários e baseados na intensidade dos sintomas e no eventual risco de desenvolvimento de doenças.

A médica Sara Arcanjo, também diretora da Clínica Salvata, destaca que a pré-menopausa, muitas vezes subestimada, é uma fase crucial na vida das mulheres: “É fundamental que a mulher receba cuidados especializados e atenção personalizada durante essa transição”.

Além disso, Kathiane Lustosa, outra ginecologista e diretora da clínica, enfatiza também a importância de se ter uma abordagem multidisciplinar e uma equipe experiente acompanhando esse período de vida da mulher. “Aqui, na Clínica Salvata, estamos comprometidos em oferecer suporte abrangente para garantir que as pacientes atravessem essa fase com saúde, conforto e informação”.

Portanto, isso só demonstra que, além dos tratamentos convencionais, durante os cuidados na pré-menopausa, ter uma rede de apoio emocional, seja a equipe que acompanha a paciente ou os familiares, pode contribuir significativamente para uma jornada mais tranquila durante essa fase para o bem-estar feminino.

Principais sinais da pré-menopausa

É fundamental reconhecer os sinais da pré-menopausa para um cuidado preventivo. Os sintomas mais comuns são:

  • Ciclo menstrual irregular: o período de tempo entre cada menstruação torna-se mais curto ou mais longo e o fluxo menstrual também muda;
  • Ondas de calor: sensação repentina de calor que percorre o corpo e o rosto provocando suor. Esse sintoma pode durar alguns segundos ou vários minutos e acontece sem razão aparente, podendo, inclusive, ocorrer durante o sono, fazendo a mulher despertar. Algumas mulheres passam por essa experiência várias vezes por mês, enquanto outras, algumas vezes por dia;
  • Insônia: incapacidade de adormecer ou acordar cedo demais. Os suores noturnos podem ser um dos fatores que dificulta o sono;
  • Menorragia: fluxos menstruais muito elevados que, por vezes, incapacitam o prosseguimento com as atividades normais do dia a dia;
  • Alterações vaginais: a falta de estrogênio faz com que o tecido que reveste o interior da vagina se torne mais fino e menos elástico. Como consequência, a lubrificação diminui, e a relação sexual pode tornar-se incômoda ou dolorosa;
  • Alterações no trato urinário: a diminuição de estrogênio, juntamente às alterações vaginais, pode deixar a uretra seca e irritada, o que resulta numa vontade de urinar mais frequente e maior exposição a infecções urinárias;
  • Diminuição da libido: resultado das alterações  hormonais;
  • Alterações de humor: maior irritabilidade e depressão.

 

Ao reconhecer a importância do cuidado na pré-menopausa, as mulheres podem enfrentar essa fase com maior tranquilidade. Na Clínica Salvata, a abordagem personalizada e especializada visa proporcionar às pacientes suporte necessário, garantindo uma transição saudável e equilibrada. Portanto, invista na sua saúde e bem-estar durante a pré-menopausa contando com profissionais comprometidos e experientes.


Compartilhe: