Março Amarelo: A importância da psicologia na endometriose
Clinica Salvata
30 de março de 2022
Continuando os nossos artigos sobre endometriose, hoje vamos falar sobre a importância da psicologia no tratamento dessa doença.
É comum que durante o tratamento de uma enfermidade as pessoas se foquem bastante no aspecto físico, por motivos óbvios, mas também esqueçam que o psicológico é muito relevante, pois afeta a motivação diária do paciente.
Por esse e outros motivos viemos explicar mais sobre o valor de um bom acompanhamento psicológico como aliado no tratamento clínico da endometriose. Confira.
O que é uma doença crônica?
A doença crônica pode ser definida como uma doença que persiste por um longo período podendo impactar no bem-estar da pessoa. Há muitas enfermidades como essa conhecidas, e cada uma afeta o corpo de forma diferente. Alguns exemplos são a endometriose, a cistite intersticial e as doenças autoimunes.
Além dos aspectos físicos, as doenças crônicas impactam no psicológico do paciente, podendo influenciar no tratamento. Isso acontece considerando que, muitas vezes, as enfermidades provocam mudanças na vida da pessoa, diante de tomadas de decisões necessárias e à exploração de novos caminhos e possibilidades frente às novas limitações.
Cada doença tem as suas especificidades, incluindo as modificações nos papéis sociais, alteração de hábitos, dependências e interdependências de outras pessoas. Mesmo diante da semelhança dos sintomas, a experiência vivida é única de cada pessoa e precisa ser cuidada como tal.
O impacto da saúde emocional na doença crônica
A experiência da doença crônica traz consigo diversas implicações físicas, psicológicas, sociais, sendo, muitas vezes, necessária uma adaptação à nova forma de viver, impactando no aspecto subjetivo em diferentes áreas da vida.
O diagnóstico acarreta um turbilhão de sentimentos e emoções, que muitas vezes são difíceis de manejar, não só para o paciente como também para a família ou os cuidadores.
Considera-se importante que a família/cuidador também sejam acompanhados já que precisam estar “bem” para proporcionar cuidado ao paciente. Afinal, a preocupação com o tratamento também afeta eles.
O papel do psicólogo no tratamento de doenças crônicas
O psicólogo é um profissional capacitado para avaliar as condições mentais e realizar intervenções necessárias, proporcionando uma escuta diferenciada para que, a partir dela, sejam construídas novas possibilidades.
Trata-se de elaborar e ressignificar experiências vividas diante das novas condições, olhar para a história de vida para além do adoecimento físico. Assim, o tratamento psicológico traz benefícios como:
- Diminuir o nível de ansiedade e estresse;
- Reestruturar a nova forma de viver;
- Facilitar a compreensão dos conflitos existenciais;
- Dar suporte emocional às dificuldades, proporcionando melhor qualidade de vida.
Esperamos que tenha entendido como o tratamento da endometriose pode se beneficiar com a adição do acompanhamento psicológico.
A Clínica Salvata possui os melhores profissionais para atender ao seu tratamento, entre em contato conosco e marque hoje mesmo a sua consulta.